January 31, 2026

O problema da Atlas Quantum – Rafael Eidi

O problema da Atlas Quantum – Rafael Eidi

O que aconteceu com a Atlas Quantum para que ela parasse de pagar os investidores?

A Atlas Quantum faz parte de uma espécie de corretoras de Bitcoin também conhecidas como Exchange, a função delas é negociar moedas digitais e permitir que seus clientes as transformem em outros ativos.

Nesta toada, a proposta da Atlas Quantum é negociar o BTC por meio de arbitragem, onde ela compra e vende BTCs com o auxílio de um algorítimo que promete gerar rentabilidade diária aos investidores.

Dito isso, nos últimos meses os investidores da Atlas Quantum tiveram grandes problemas para sacar o investimento feito, que no início da operação da empresa se tratava de um procedimento simples e rápido.

Os investidores estão realizando a solicitação de saques e transferência de seus BTCs para outras Exchanges e não estão logrando êxito nesta operação. O que vem acontecendo é que a Atlas aprova essas solicitações mas na prática elas não acontecem.

O posicionamento da Exchange até o momento, como pode ser observado no canal oficial da empresa no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=-FRbCrcMglI&feature=youtu.be é de que esta situação ocorre em razão da medida tomada pela CVM de proibir a Atlas de realizar a oferta pública de Contrato de Investimento Coletivo, o que ocasionou o bloqueio das carteiras da Atlas em razão do grande número de pedido de saques, deixando a empresa sem liquidez.

O foco da CVM não foi o Bitcoin ou a regulação de qualquer criptomoeda, e sim a forma como a arbitragem era realizada pela Atlas, que segundo a CVM só pode ser realizada mediante autorização ou dispensa por este mesmo órgão.

Entre declarações e reportagens o que acontece é que os clientes da Exchange estão em um limbo onde não possuem qualquer segurança de que seus direitos serão respeitados, e que não vão perder os investimentos feitos nas operações da Atlas Quantum.

O remédio para tal situação no momento é a de se antecipar, ainda que a empresa tenha feito declarações que pretende normalizar os saques e transferências nos próximos meses, o consumidor não pode ficar esperando de braços cruzados.

Existem ações rolando contra a Atlas Quantum nos tribunais do país, principalmente em São Paulo, e o objetivo destas ações é garantir que os consumidores vão receber de volta o valor devido. No pior cenário, onde a empresa quebre e não pague ninguém, quem conseguir bloquear bens e ativos da empresa pode ter parte ou a totalidade de seus investimentos recuperados.

Ainda que a empresa consiga realizar as transações já solicitadas, com as implicações junto a CVM, não há qualquer perspectiva no curto prazo das operações da empresa se normalizarem, principalmente em razão da desconfiança do mercado após os acontecimentos narrados.

Published at Tue, 15 Oct 2019 16:04:37 +0000

{flickr|100|campaign}

Previous Article

Crypto storage company Onchain Custodian is now insured

Next Article

eToro, The Tie to Track Crypto Sentiment on Twitter for Investors

You might be interested in …